segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tudo acontece precisamente como deve ser... PRECISAMENTE!

Bem... como boa habitante da ilha de Lesbos, ou com o espírito curioso de uma, pelo menos, eu me embrenhei e fiquei assistindo Xena nas últimas semanas.

Claro que não tem muita coisa a ver com a mitologia... Sério... não tem!

Afrodite quer morrer toda vez que vê que estou assistindo. Ela gosta da homenagem (claro!!), mas odeia as inconsistências históricas.

Quanto a mim, eu assisto porque gosto do fato de exitir uma mulher como a Xena, que apesar de tudo, ela admite suas fraquezas, admite que tem um lado negro, admite que muitas das coisas que faz, ela encontra inspiração em sua amiga Gabrielle (quer dizer... mais que amiga, né??? Como diz Afrodite : "Hellloooo-oooo!!") e sem contar as aventuras. É legal, tem de tudo. Uma cuida da outra, é bonito de se ver. Mesmo no começo quando Xena não queria ninguém perto dela, ela sempre se mostrou muito fofa com a Gabrielle, que aos poucos conquistou sua confiança e evoluiu conforme as temporadas foram avançando.

Ou seja, existe uma evolução nas personagens, existe uma proximidade e uma eterna troca de aprendizado entre as duas, que é fantástica. Isso pode ser claramente visto nos episódios-chave que fazem parte da mitologia da série; inclusive sobre procurar e encontrar o seu próprio caminho, perdoando os outros e, acima de tudo, perdoando-se.

E nesses caminhos elas param em Roma, Britânia, India, China, Japão, Países Nórdicos, Oriente Médio...

E nesses caminhos, uma das coisas que ambas as personagens aprendem é que não há fugas... que tudo acontece como deve acontecer... quem tem que estar em sua vida sempre estará ali. E nunca amaldiçoe certas situações pelas quais você passa, pois somente assim você poderá superar-se. Vamos a sessão auto-ajuda de novo, mas sem conflito, não há paz. Sempre estamos entrelaçados com o nosso destino atual, e sempre estaremos, mesmo em realidades alternativas, em caminhos dispersos.

As vezes, pode parece que é superficial e tem ums episódios realmente bem chatinhos, mas 80% é perfeitamente interessante e pelo menos 50% acabam ensinando e mostrando lições sobre perdão, equilíbrio entre o bem e o mal, aprender que o destino vem para nos ensinar, e o amor verdadeiro, seja ele em qual forma vier. No caso, para Gabrielle veio no formato de Xena. E no caso de Xena, ela amou muitos, mas sua alma gêmea (como ela mesma diz) é Gabrielle.

E tudo me faz perceber que eu tinha que estar neste plano terrestre, viver tudo o que eu precisava viver, para entender, aprender, seguir em frente. Não é fácil seguir em frente, mas é necessário.

Enquanto isso... "Na época dos deuses antigo, senhores de guerra, e reis, uma terra tumultuada clamava por uma heróina... Ela era Xena! Uma poderosa princesa forjada no calor da batalha."

"Tudo acontece precisamente como tem que acontecer..."




http://www.youtube.com/watch?v=Y_Yo_RxxBas

Esse é um dos muitos videozinhos que tem do episódio When Fates Collide, que fala sobre como mudar o destino... ou como não mudar.

2 comentários:

  1. No yoga, aprendemos que devemos nos concentrar no presente. Viver o aqui e agora. Estou achando que essa é a melhor receita para poder seguir em frente sempre :)

    ResponderExcluir