sexta-feira, 18 de junho de 2010

Dor de garganta... e Saramago!

Hoje estou com dor de garganta. Mesmo sendo imortal, tendo essa graça concedida pela deusa Afrodite, eu não consigo evitar uma dor de garganta! Como pode? É tão irônico que não chega nem ser engraçado o bastante.

Mas... a dor de garganta, toda dor, é uma consequência de algo que fizemos no passado. A dor é o preço que pagamos. As vezes, desnecessário, mas sempre existente!
Nem sempre percebemos, mas isso fará parte do nosso futuro, o que quer que seja... e se manifestará através de algum tipo de dor.

E... por falar em dor, hoje perdi um de meus grandes amigos dessa vida. Um professor único e onipresente, em minha biblioteca, em minha vida, que me fez sempre olhar para a frente e saber distinguir pessoas de "pessoas"; que iluminou alguns de meus pensamentos mais recônditos e me fez refletir sobre o que poucos refletem. José de Souza Saramago, signo Escorpião, daqueles bem nativos, que não temem mesmo em falar a verdade, em machucar quem tiver que machucar... a verdade tem farpas afiadas e arrancam pedaços de carne quando nos toca. Mas nos faz perceber outras coisas também.

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."

Certamente quem já leu algum livro de Saramago, não conteve-se e teve que ler algum outro. Um dos mais importantes e talentosos escritores dos tempos modernos, que captava a alma das criaturas humanas... até mesmo de alguns animais.

Vamos sentir sua falta.

Hoje e sempre.
Afinal, o meu coração, assim como o seu, também é feito de "carne e sangra todos os dias."

2 comentários:

  1. Poxa, lindo teu relato. Estou pensando em escrever algo, mas vai ser difícil superar sua simplicidade e objetividade. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. uma perda e tanto!

    sappho, pq os pagodeiros e funkeiros nao morrem?

    ResponderExcluir